AGEM apresenta ações de sustentabilidade em Semana do Meio Ambiente
Nesta segunda-feira, 03, foi iniciada a Semana Nacional do Meio Ambiente, promovida pelo Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA). A Agência Executiva Metropolitana (AGEM) esteve presente na abertura do evento, quando foi realizada a I Roda de Conversa Sobre o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) nº 11: Cidades Sustentáveis.
A apresentação foi feita pela arquiteta e urbanista Raphaela Léda, que fez uma abordagem geral de projetos e ações desenvolvidas pela AGEM, tais como o Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos da Região Metropolitana da Grande São Luís (PGIRS/RMGSL); parcerias com outras secretarias, órgãos e autarquias, com o objetivo de criar e tornar mais amplas iniciativas como as desenvolvidas com cooperativas de catadores de materiais recicláveis; e tratativas que vêm sendo feitas para desenvolver um projeto de despoluição da Bacia do Rio Anil, dentre outras. “Foi uma troca de experiências e para tornar esta ação mais enriquecedora levamos para o evento tanto projetos já consolidados, como o Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, quanto o do Rio Anil, ainda em desenvolvimento”, explicou a arquiteta.
Raphaela Léda aproveitou, ainda, para chamar a atenção para a necessidade de mais projetos que contribuam para a sustentabilidade, como um maior número de ecopontos e das iniciativas internas da AGEM, como, por exemplo, a distribuição de copos, para evitar o consumo de descartáveis e o descarte seletivo de resíduos, em lixeiras separadas, que são destinados a cooperativas. “É importante que tenhamos consciência e tornemos hábitos ações de sustentabilidade em nosso dia a dia, tanto no trabalho, quanto em casa”, justificou.
Objetivo de Desenvolvimento Sustentável
A escolha pelo tema ODS 11 – Cidades Sustentáveis deu-se, pois, segundo a ONU, 55% da população mundial, atualmente, vive em áreas urbanas. A expectativa é de que essa proporção aumente para 70% até 2050, o que demanda por ações que possam garantir a sustentabilidade das comunidades e das edificações a longo prazo. “Cada instituição pública convidada pode contribuir neste processo, inicialmente por meio da apresentação de serviços e projetos desenvolvidos ou em desenvolvimento para a construção de uma cidade mais sustentável, no âmbito da proximidade das eleições municipais”, finalizou a diretora Geral do IEMA, Cricielle Muniz.