AGEM apresenta balanço do projeto de São João
O “Recicla, Siô!”foi realizado em arraiais de São Luís
Durante um mês, trabalhadores de associações e cooperativas de materiais recicláveis distribuíram-se em três arraiais da cidade – IPEM, Praça da Fé e Ceprama -, em que tiveram a oportunidade de aumentar suas rendas por meio da coleta seletiva. Assim foi o projeto “Recicla, Siô!”, idealizado pela Agência Executiva Metropolitana (AGEM), que apresentou, na última terça-feira, 1° de agosto, o balanço das ações desenvolvidas durante o período.
Segundo foi apresentado, os trabalhos desenvolvidos pelas associações e cooperativas renderam quase quatro toneladas de resíduos, dentre papelão, latinhas, plásticos e garrafas pet, com predominância destas últimas. “Trata-se de resíduos que seriam desperdiçados como lixo comum. Por meio de nosso projeto, esse material gerou renda para os trabalhadores”, destacou o presidente da AGEM, Leônidas Araújo.
A advogada Elizabeth Oliveira, membro do Setor de Meio Ambiente da AGEM e coordenadora geral do “Recicla, Siô!”, destaca que trabalhar no projeto foi uma iniciativa necessária, mas bastante complexa. “A parceria com outras secretarias e órgãos foi fundamental nesse processo, mas o comprometimento dos trabalhadores das associações e cooperativas garantiu o sucesso do projeto. Sem elas, não podemos avançar em nenhuma ação que envolva educação ambiental e reciclagem”.
Ela ressalta que, apesar dos percalços, os resultados foram positivos, primeiramente, por dar visibilidade à importância do trabalho desenvolvidos por catadores e catadoras. “Também devemos destacar a importância desta ação para a conscientização ambiental, a partir da ação desses agentes ambientais, que são personagens centrais nesse processo, pois atuam diretamente em uma etapa inicial do processo de reciclagem, que é a coleta seletiva”, acrescentou, Elizabeth Oliveira.
Para Maria José Castro, presidente da Cooperativa de Trabalhadores de Resíduos Sólidos do Maranhão (COORESOMA), o “Recicla, Siô!” foi bastante positivo em tudo o que se propôs. “Estamos prontos para novas ações e, inclusive, para participar dando ideias para que os resultados sejam ainda mais positivos para todos nós”.
Segundo a bióloga Morena Liberato, que também faz parte do Setor de Meio Ambiente da AGEM, a troca de ideias e sugestões foi outro motivo para a realização da reunião. “Entendemos que pontos de vista diferentes podem gerar ações ainda mais eficazes, desde que haja sistematização das propostas”, disse.
Ações integradas
O presidente Leônidas Araújo ressalta que o “Recicla Siô!” está inserido em um projeto amplo de cunho ambiental que vem sendo desenvolvido pela AGEM e que já resultou no “Abram Alas para o Carnaval Sustentável”, executado no período carnavalesco deste ano, e na prospecção de associações e cooperativas, bem como ecopontos e sucatas, existentes na Grande Ilha, inicialmente. “Queremos atuar e/ou possibilitar a atuação de outros órgãos e secretarias em todos os níveis, de forma a atingirmos os objetivos iniciais que são o de reduzir o quantitativo de resíduos sólidos, que são destinados ao Aterro Sanitário Titara, além de contribuir para a geração de renda dos catadores de resíduos”, justificou.
Ao todo, seis cooperativas/associações participam do Recicla, Siô!, a saber, Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de São José de Ribamar (ASCAM), Associação de Catadores de Materiais Recicláveis da Cidade Operária/Cidade Olímpica (ASCAMARCO), Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de Paço do Lumiar (COOPCARE), Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis D’Ouro (COOPEROURO), Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de São Luís (COOPRESL) e Cooperativa de Trabalhadores de Resíduos Sólidos do Maranhão (COORESOMA).
Para possibilitar as ações, a Agência Executiva Metropolitana contou com parcerias da Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP), o Fórum Estadual de Educação Ambiental, Secretaria de Estado da Cultura (SECMA), Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (SEDES), além da Secretaria de Estado da Gestão, Patrimônio e Assistência dos Servidores (SEGEP) e SEMA.