AGEM apresenta plano da Agenda A3P de responsabilidade ambiental

Acessar fotos
26/05/2023

Desde julho de 2022, a Agência Executiva Metropolitana (AGEM) vem adotando a Agenda Ambiental da Administração Pública - A3P criada pelo Ministério do Meio Ambiente. Nesta quinta-feira, 25, inclusive, realizou uma reunião com os 11 novos membros da Comissão Gestora, para apresentar os ajustes ao Plano de Gestão Socioambiental que vem sendo implantado na AGEM.  

O Plano de Ação é dividido em eixos que incluem o uso racional dos recursos naturais e bens públicos; gerenciamento de resíduos sólidos; qualidade de vida no ambiente de trabalho; sensibilização e capacitação dos membros, servidores, estagiários e terceirizados; licitações sustentáveis; construções sustentáveis. “A ideia é envolver a todos, visto que é um projeto abrangente e que demanda a interação para que gere os resultados esperados”, destaca o presidente da AGEM, Leônidas Araújo.  

Segundo a advogada responsável pelo setor de Meio Ambiente da AGEM Elizabeth Oliveira, especialista em Saneamento, trata-se de um esforço conjunto com base no fato que todas as ações geram resultados. “Com o consumo não é diferente. Nossos hábitos geram impacto e quando são negativos devemos repensar nossas práticas, para que não haja prejuízos ao meio ambiente, que recaíram sobre todos, como já tem ocorrido”, alerta.  

Elizabeth Oliveira destaca que a adoção da Agenda A3P auxilia no processo de conscientização no ambiente de trabalho. “Aqui na AGEM estamos colocando em prática algumas ações e, com a A3P, isso será intensificado, o que gera benefícios tanto em nosso dia a dia de trabalho, quanto nos outros espaços em que circulamos, pois esse projeto tende a gerar um efeito positivo em cadeia”.  

Por sua vez, a bióloga Morena Liberato, que também integra o quadro do Meio Ambiente da Agência Executiva Metropolitana, destaca o caráter participativo do projeto. “É uma divisão de responsabilidades. Tudo será feito em conjunto, pois só assim teremos bons resultados”, afirma.  

O programa  

A Agenda A3P foi criada como resposta da administração pública à necessidade de enfrentamento das questões ambientais e tem como foco a responsabilidade socioambiental na gestão pública, por meio da adoção de critérios sustentáveis nas atividades do setor público. Orienta gestores públicos na adoção de prática sustentáveis, promove a economia de recursos naturais e institucionais, além de fomentar a revisão dos padrões de consumo no âmbito da administração pública, estimulando e melhorando a qualidade dos serviços e das condições de trabalho dos servidores.  

Todas as ações passarão por monitoramento e avaliação, de acordo com o Plano de Ação apresentado, para identificar possíveis falhas e/ou pontos de melhoria e, eventualmente, reprogramar as iniciativas, de acordo com os indicadores A3P. A adesão ao projeto é voluntária e pode ser feita por qualquer instituição pública de qualquer instância pública ou privada.