AGEM debate questões metropolitanas na FNEM em Vitória
Fomentar a pauta metropolitana com importantes atores do cenário sociopolítico político. Este foi o objetivo central da reunião extraordinária do Fórum Nacional de Entidades Metropolitanas (FNEM), realizado em Vitória, no Espirito Santo, com participação de representantes de todas as regiões metropolitanas do Brasil, incluindo a Agência Executiva Metropolitana (AGEM), órgão do Governo do Maranhão.
O evento aconteceu nos dias 18 e 19, sendo iniciado com a apresentação da Agência Executiva Metropolitana da Baixada Santista e da Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura da Região Metropolitana da Grande Vitória (RMGV). “Foi uma excelente oportunidade de conhecermos o plano de mobilidade integrado da região, bem como do sistema metropolitano de mobilidade de Vitória”, afirma a assessora jurídica, Mônica Teixeira, representante da AGEM na reunião.
Em seguida, os participantes realizaram uma visita técnica a intervenções e equipamentos do sistema metropolitano de transporte e mobilidade, para que os participantes pudessem visualizar o que foi apresentado durante a reunião. “Essa etapa prática é fundamental para que os participantes possam entender melhor os conceitos aplicados e, com isso, trazer para nossa base de trabalho uma perspectiva mais concreta, com base em planos que estão tendo êxito”, destaca o presidente da AGEM, Leônidas Araújo.
A reunião da FNEM foi finalizada com uma exposição sobre o Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), órgão com funções técnico-consultivas, gestor do Fundo Metropolitano e secretaria executiva da governança da RMGV. O IJSN está vinculado à Secretaria de Estado de Economia e Planejamento (SEP) do Espírito Santo e tem como finalidade produzir conhecimento e subsidiar políticas públicas por meio da elaboração e implementação de estudos, pesquisas, planos, projetos e organização de bases de dados estatísticos e georreferenciados, nas esferas estadual, regional e municipal, voltados ao desenvolvimento socioeconômico do Espírito Santo.