AGEM e SAGRIMA se reúnem para tratar do Entreposto Pesqueiro

Acessar fotos
3/08/2022

O presidente da Agência Executiva Metropolitana (AGEM), Leônidas Araújo, e o secretário de Estado da Agricultura e Pecuária (SAGRIMA), José Antônio Heluy, reuniram-se para tratar sobre o projeto do Entreposto Pesqueiro. A obra do Governo do Estado, que está sendo executada pela AGEM, segue em andamento e resultará em um novo e moderno espaço mais higiênico e seguro para a comercialização de peixes, mariscos e produtos de hortifrúti na área conhecida como Mercado do Portinho.  

Durante a reunião foi realizada uma apresentação de todo o projeto do Entreposto Pesqueiro, em fotos e vídeos. “Essa etapa é fundamental, para que todos os envolvidos, da AGEM e da SAGRIMA, possam entender os detalhes da obra que o Governo está realizando e que irá modificar para melhor a rotina de comércio desenvolvida naquela região”, justificou Leônidas Araújo.  

Ele destacou o fato do Portinho ser considerado um dos principais pontos de comércio de pescados da capital e de outras cidades da Região Metropolitana da Grande São Luís. “Isso aumenta a demanda por um espaço com infraestrutura adequada, o que irá beneficiar tanto consumidores, quanto os comerciantes do local”, ressalta.  

Para José Antônio Heluy, trata-se de uma grande obra para o Maranhão, daí ser louvável o empenho que a AGEM está tendo na execução dos serviços considerando as necessidades reais do comércio local. “Estamos dispostos a contribuir para melhorar ainda mais, pois é importante que sempre tenhamos o compromisso para oferecer melhores condições para os consumidores e comerciantes”, enfatizou.  

Além de Leônidas Araújo e José Antônio Heluy, também participaram da reunião Germano Arruda (diretor de Programas e Projetos); Lena Brandão (superintendente de Planejamento Metropolitano); Elizabeth Oliveira (supervisora de Saneamento) e Enedileide Rabelo (assistente social). Da SAGRIMA, estiveram presentes Nonato Chocolate (secretário-adjunto); Aurélio Oliveira (chefe do Departamento de Mercado Agrícola) e os engenheiros de Pesca Fernando Bergmann e Celsiane Costa.  

A obra

O Entreposto Pesqueiro terá, no total, 16.944,43m², sendo 12.138m² de área coberta e 4.806,40 m² de área de estacionamento. Os serviços incluem drenagem; fundações e superestrutura em concreto armado; pavimentação; vedações, pisos e revestimentos; cobertura em estrutura metálica; instalações hidráulicas, sanitárias e elétricas; reservatório de água; sistema de combate a incêndio; para-raios; pintura; paisagismo e estacionamento, além de espaço para administração e banheiros.  

A obra irá beneficiar, diretamente, 116 feirantes, sendo 80 distribuidores; 12 beneficiadores; 10 hortaliceiros e 14 no ramo de lanchonetes.