AGEM inicia última semana de realização dos Seminários Preparatórios

Acessar fotos
28/02/2024

Saneamento básico, turismo e mobilidade urbana. Estes são os três eixos que norteiam os debates que estão sendo realizados durante os Seminários Preparatórios, iniciativa do Governo do Estado, por meio da Agência Executiva Metropolitana (AGEM).  A ação vem sendo realizada nos 13 municípios que compõem a Região Metropolitana da Grande São Luís (RMGSL) e, nesta semana, está encerrando a programação tendo como locais as cidades de Cachoeira Grande, Raposa e São Luís.  

Até o momento, já foram realizados Seminários nas cidades de Icatu, Morros, Paço do Lumiar, Axixá, Rosário, Alcântara, Bacabeira, Santa Rita, São José de Ribamar, Presidente Juscelino, Cachoeira Grande e Raposa. Será encerrado em São Luís, nesta sexta-feira, 01. O Seminário Preparatório é uma ação que antecede a II Conferência Metropolitana, que vai acontecer nos dias 14 e 15 de março, em São Luís. “Os Seminários são uma etapa deste processo e são fundamentais, pois abrem espaço para que a população seja ouvida em suas demandas e para que haja maior interação com o poder público, que também se fez presente nestes encontros”, ressaltou o presidente da AGEM, Leônidas Araújo.  

Em todos os municípios, o Seminário Preparatório seguiu uma metodologia semelhante, composta por apresentações por meio de vídeos e de apresentações feitas por especialistas a respeito do papel da AGEM no contexto no Governo do Estado, do Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado (PDDI), da gestão de resíduos sólidos na Região Metropolitana da Grande São Luís, bem como sobre os eixos saneamento básico, turismo e mobilidade urbana. Em seguida, os representantes da sociedade civil e poder público dividiam-se em grupos para debater o que foi exposto e elencar as carências e potenciais de cada município que estão inseridas nas três temáticas que norteiam o Seminário.  

A última etapa da ação é a escolha dos delegados, que são representantes da sociedade civil, nos termos do art. 13 da Lei Complementar nº 174, de 25 de maio de 2015. Os escolhidos representarão os 13 municípios metropolitanos na II Conferência Metropolitana da Grande São Luís, quando será realizada a eleição para membros do Conselho Participativo.  

Debates

O secretário de Educação de Cachoeira Grande, Hugo Bispo, o Seminário Preparatório é uma estratégia fundamental, sobretudo por possibilitar uma visão mais ampla sobre a importância da discussão em torno das políticas públicas. “Os três eixos tratados são como pilares para o desenvolvimento geral de nossa cidade, pois, atrelado a eles, podemos falar sobre educação, saúde e todas as outras áreas fundamentais que conduzam a um avanço maior, que beneficie toda a população”, afirmou.  

O secretário de Infraestrutura e Transportes de Raposa, José Francisco Pavão, reforçou esta conexão pautando-se na possibilidade de implantação de projetos turísticos, dado o potencial natural do município. “Mas, para isso, é fundamental que tenhamos saneamento básico adequado e possamos garantir a mobilidade urbana. Daí, estar debatendo esses temas, juntamente com a população, ser fundamental para pensarmos adequadamente em melhorias para nossa cidade”.  

Próximos passos

A última cidade a receber o Seminário Preparatório será São Luís, na próxima sexta-feira (01/03). O evento acontece no auditório do Teatro da Cidade de São Luís (Rua do Egito, nº 244, Centro) e terá a mesma estrutura de debates que vem sendo utilizada nos outros municípios metropolitanos, com vídeos e exposições seguidos de discussões em grupo e escolha de delegados.

Já nos dias 14 e 15 de março, será realizada a II Conferência Metropolitana. Na ocasião, além de debater temas relacionados à importância das agências metropolitanas para o desenvolvimento estadual, será realizada a eleição para os membros do Conselho Metropolitano, da qual participam os delegados escolhidos nos Seminários Preparatórios realizados em cada uma das 13 cidades da Região Metropolitana da Grande São Luís.