AGEM participa de oficina para alinhar projetos para o Plano Plurianual
Nesta terça-feira, integrantes do corpo técnico da Agência Executiva Metropolitana (AGEM) participaram da Oficina de Desenho da Programação do Plano Plurianual. A ação dá continuidade ao processo de elaboração do PPA, referente ao exercício financeiro de 2024-2027, do Governo do Estado.
As Oficinas estão reunindo representantes das diversas secretarias, órgãos e autarquias, para alinhamento dos projetos prioritários que irão guiar a atuação nos próximos quatro anos. Para o presidente da AGEM, Leônidas Araújo, a realização dessas oficinas permite que seja feito um ordenamento que permita o adequado direcionamento dos recursos públicos. “Dessa forma, pensado em conjunto, de acordo com as demandas da população, podem ser desenvolvidos projetos que atendam efetivamente às necessidades de cada município”, enfatizou.
Já o diretor Administrativo e Financeiro da AGEM, Edjane Almeida, destaca que as oficinas estão sendo fundamentais para preparar técnicos de todos os órgãos do Governo para construção adequada deste instrumento de gestão. “É o PPA que irá nortear as políticas públicas necessárias para o desenvolvimento sustentável do estado, então é fundamental que seja elaborado com bastante critério, seguindo normas e técnicas determinadas para que sejam atingidos os resultados pretendidos”.
Metodologia
As Oficinas de Desenho da Programação do Plano Plurianual 2024-2027 estão sendo realizadas desde o dia 19 de junho e irão até quatro de agosto, sob a coordenação da Secretaria de Estado de Planejamento e Orçamento (SEPLAN). Envolve todas as secretárias e autarquias estaduais, divididas em blocos temáticos. A AGEM participou na linha “Desenvolvimento Urbano”, juntamente com a Secretaria de Estado das Cidades (SECID), Agência Estadual de Transporte e Mobilidade (MOB), Agência Executiva do Leste Maranhense (AGEMLESTE) e Agência Executiva Metropolitana do Sudoeste Maranhense (AGEMSUL).
Além de Edjane Almeida, também participaram da Oficina o chefe da Assessoria de Planejamento e Ações Estratégicas (ASPLAN), Paulo Bringel; a assessora técnica da ASPLAN, Dandara Balata; e as engenheiras civis do Departamento de Programas e Projetos, Camila Cordeiro e Lara Melo.