AGEM participa do Primeiro Seminário de Turismo do Polo Munim e reforça integração regional

A Agência Executiva Metropolitana (AGEM) esteve presente durante o Primeiro Seminário de Turismo da Região do Munim, realizado no Hotel e Pousada Sossego dos Nascimento, em Icatu, no último dia 19 de novembro. O evento, que foi promovido pelo Sebrae, teve como objetivo discutir mecanismos estratégicos para implementar um turismo acessível, seguro e de qualidade, por meio da sustentabilidade, governança, cultura e empreendedorismo, eixos essenciais na promoção de políticas públicas para o município.
Na oportunidade, o seminário reuniu gestores públicos, lideranças políticas, representantes da sociedade civil organizada, empresários, representantes de instituições de fomento e agentes de turismo. Estavam presentes, ainda, o subsecretário de Turismo da secretaria de Estado do Turismo (Setur), Luiz Tadeu, o prefeito de Icatu, Walace Azevedo, dentre outros. Entre as diversas pautas debatidas, destacam-se as estratégias voltadas ao fortalecimento do turismo sustentável na região.
Com uma programação abrangente, o seminário discutiu questões estratégicas como a formalização da Instância de Governança Regional (IGR Munim), a estruturação de roteiros turísticos integrados e o desenvolvimento de projetos para o turismo náutico, cultural e de aventura.
O evento incluiu, também, o lançamento do Circuito de Turismo de Aventura, conectando o Polo Munim às rotas dos Lençóis e do Delta. A iniciativa busca impulsionar a exploração sustentável das belezas naturais e culturais ao longo das BR-135 e BR-402.
O presidente da Agem, Leônidas Araújo, destacou a importância de uma infraestrutura adequada e da sinalização turística para a integração regional, bem como dos esforços futuros entre diferentes esferas para potencializar as riquezas do município. “A infraestrutura e a sinalização turística são fundamentais para conectar os municípios e atrair visitantes. Estamos comprometidos em fortalecer essa integração e valorizar as riquezas do Maranhão. Este encontro é fundamental para debatermos soluções práticas, acessíveis e sustentáveis para Icatu”, destacou.
Esforços
O seminário foi um marco para o fortalecimento de parcerias público-privadas, reunindo lideranças locais e instituições de fomento. Além disso, o evento promoveu debates sobre capacitação, sinalização turística e planejamento estratégico, destacando o potencial do Polo Munim como um dos principais destinos turísticos do Maranhão.
Com o engajamento de lideranças e a integração de diversos setores, o seminário reforçou o compromisso de transformar o Polo Munim em um destino referência no Maranhão e no Brasil. A AGEM segue empenhada em contribuir para ações que promovam o desenvolvimento regional sustentável, a valorização do patrimônio cultural e o fortalecimento do turismo local.