AGEM promove ação em alusão ao Setembro Amarelo com palestra sobre saúde mental
Foi discutida a saúde mental e reforço com o compromisso com o bem-estar dos servidores

Nesta quarta-feira, 04 de setembro, a Agência Executiva Metropolitana (AGEM) realizou uma importante ação em alusão ao Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio. O evento aconteceu no auditório da AGEM e contou com uma palestra sobre saúde mental ministrada por Alicia Fonseca, psicóloga, e Tereza Cunha, assistente social, da Secretaria de Estado da Administração (Sead).
Com o tema "Reflexões sobre Saúde Mental", a palestra trouxe uma abordagem sensível e necessária sobre os desafios da saúde mental, destacando fatores de risco, formas de prevenção e a importância do diálogo. Entre os pontos discutidos, foram abordados os impactos do ambiente de trabalho na saúde mental, como estresse, assédio e a falta de suporte, além de dicas valiosas para cuidar do bem-estar mental, como a prática de atividades físicas, a busca por ajuda profissional e o cultivo de relacionamentos saudáveis.
A ação, que mobilizou servidores da AGEM, também reforçou o compromisso da Agência com a promoção de um ambiente de trabalho mais acolhedor e saudável. Edjane Almeida e Lea Freitas, da Diretoria Administrativa e Financeira (DAF), representaram o presidente da AGEM, Leônidas Araújo, destacando a importância de iniciativas como essa para a valorização dos colaboradores.
O presidente da AGEM, Leônidas Araújo, deixou sua mensagem ressaltando a importância do evento: “Este tipo de ação é fundamental para criar um ambiente mais saudável e acolhedor dentro da AGEM. Agradecemos ao governador Carlos Brandão por todo o apoio e incentivo a projetos voltados para a saúde mental e o bem-estar da população. Iniciativas como esta mostram o compromisso do governo em promover políticas públicas eficazes e integradas de saúde”, explicou.
Durante o evento, a assistente social Tereza Cunha chamou atenção para a promoção de mais ações como a que aconteceu na Agem. “Hoje nós estamos aqui na AGEM para falar sobre a campanha do mês de setembro, que é a campanha do Setembro Amarelo, trabalhando justamente a prevenção do combate ao suicídio. Temos uma equipe multiprofissional que trabalha trazendo diretamente a rede de apoio, um fortalecimento, para que aquelas pessoas com algum tipo de transtorno mental que possa comprometer a sua saúde mental possam ser acolhidas e assistidas”, destacou.
Para aqueles que precisam de apoio, a palestra reforçou que existem serviços como o Centro de Valorização da Vida (CVV), que oferece ajuda anônima pelo telefone 188, além do suporte psicossocial gratuito oferecido pelo Espaço Bem-Estar, da Sead.
Com uma mensagem de cuidado e atenção, a AGEM segue empenhada em promover o bem-estar de seus servidores e fortalecer ações que busquem o equilíbrio entre saúde mental e o cotidiano de trabalho.