AGEM realiza treinamento para implantação de novo serviço digital

A plataforma SEI permitirá maior rapidez e agilidade nos processos de trabalho

Acessar fotos
3/08/2023

Foi iniciado nesta semana para o processo de qualificação do Sistema Eletrônico de Informações, conhecido como SEI, para os servidores da Agência Executiva Metropolitana (AGEM). A proposta é substituir os processos físicos por procedimentos em meio eletrônico, o que irá gerar economia na compra de papel e na impressão de documentos.

O sistema foi desenvolvido pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) e foi pensado a partir do Processo Eletrônico Nacional (PEN) para constituir uma comunicação em tempo real de processos de trabalho que permite ao usuário ter acesso a arquivos, documentos e envio deles. “Essa inovação está totalmente associada ao que temos pensado e executado no se refere ao meio ambiente, visto que grande parte dos processos e documentação deixam de utilizar o papel passando a ser acessados via sistema”, explica o presidente da AGEM, Leônidas Araújo.

 A operação do SEI está sob responsabilidade da Secretaria de Estado da Gestão, Patrimônio e Assistência dos Servidores (SEGEP), em parceria com a Secretaria Adjunta de Tecnologia da Informação (SEATI). Foi idealizado para possibilitar o acesso de diferentes usuários, internos e externos, sendo, nesse último caso, com gerenciamento adequado dos processos; restrição de documentação e acesso na tramitação de documentos por diferentes órgãos. Por meio do SEI, o usuário terá, ainda, acesso aos modelos de padronização de documentos, texto padrão, organização de processos, ouvidoria, controle de prazos, dentre outras ferramentas.