Agem realiza vistoria técnica para mapear sinalização turística em Alcântara
A AGEM realizou uma vistoria técnica em Alcântara para mapear e identificar áreas sem sinalização turística adequada, buscando impulsionar o turismo e a cultura local por meio de projetos de melhoria nos povoados da cidade.

A Agência Executiva Metropolitana está empenhada na elaboração de projetos que têm como foco a promoção de melhorias nos 13 municípios da Região Metropolitana da Grande São Luís. A prova disso são as inúmeras vistorias e levantamentos que os técnicos do Departamento de Programas e Projetos da Agem estão realizando nessas cidades. O objetivo da visita desta semana, em Alcântara, foi percorrer diversas localidades afastadas e que não possuem a devida sinalização turística.
Alcântara integra os 13 municípios da Região Metropolitana da Grande São Luís. A cidade possui potenciais expressivos de exploração, que se destacam em suas múltiplas possibilidades de uso e aproveitamento. Tendo em vista essas e outras potencialidades, o governo do Estado, por meio da Agem, busca criar estratégias práticas para colocar a cidade como referência em cultura e turismo, possibilitando a correta sinalização dos povoados visitados.
Durante a vistoria, foram analisados alguns povoados em todo o eixo territorial de Alcântara, mapeando quais pontos da cidade não possuem sinalização turística adequada. Na oportunidade, os povoados de Mamuna, Santa Maria, Canela, São João dos Cortes, Ponta da Areia, Povoado Marudá, Ponta Seca Povoado Só Assim, Cajueiro, Canela, Japeú, Raimundo-sú e Itamatatiua, estão na lista de locais percorridos.
Segundo o presidente da Agem, Leônidas Araújo, a visita realizada em Alcântara se propõe a conhecer o que os moradores mais necessitam quando o assunto é sinalização turística. “A cidade de Alcântara respira cultura e turismo. Por lá, temos inúmeros espaços ricos que, se explorados de forma correta, possuem grandes chances de se tornarem atrativos conhecidos. Asseguro que a Agem está empenhada em elaborar projetos não só em Alcântara, mas nos demais municípios metropolitanos”, explicou.
Para Genival Caetano, arquiteto e urbanista da Agem, a elaboração do projeto depende, inicialmente, das visitas que já vêm acontecendo em diversas regiões, sendo esta última, em Alcântara. “A ideia é conhecer os que os moradores precisam. Sempre ouvimos quem mais demanda por esses serviços. Nossos projetos são pensados a partir da escuta dessas pessoas. Nós elaboramos, mas são eles que serão os contemplados com a finalização da obra”, ressaltou.
Roteiro
Antes de Alcântara, a Agência Executiva Metropolitana já estava realizando diversas visitas em municípios da Região Metropolitana da Grande São Luís. A primeira aconteceu nas seis cidades pertencentes à região do Polo Munim: Rosário, Axixá, Morros, Icatu, Cachoeira Grande e Presidente Juscelino. “Estamos sempre em busca de melhorias para essas regiões. Já passamos pelos municípios do Munim, agora, vamos continuar a avançar nas tratativas para fazer a correta sinalização dos povoados que não possuem adequação na sua comunicação turística”, finalizou o presidente da Agem, Leônidas Araújo.