AGEM recepciona visita do diretor regional das comunidades dos Açores

3/10/2024

Na última terça-feira (24), o presidente da Agência Executiva Metropolitana (AGEM), Leônidas Araújo, juntamente com o governador Carlos Brandão, participou da visita institucional do diretor regional das comunidades do governo dos Açores, José Maria de Medeiros Andrade, no Palácio dos Leões. O encontro reforçou o estreitamento das relações históricas e culturais entre o Maranhão e os Açores, com destaque para o papel da AGEM na criação de uma importante obra para o Estado: a construção da Praça dos Açores, no Centro Histórico de São Luís.

Durante a reunião, Leônidas Araújo apresentou o projeto da Praça dos Açores que será um símbolo da contribuição dos açorianos para a formação da capital maranhense. “Nosso governador Carlos Brandão está fazendo uma justa homenagem aos primeiros povoadores de São Luís. A praça vem resgatar essa homenagem, na qual o Estado do Maranhão vai fazer um marco importante aos açorianos, para o turismo e para a cultura do nosso Estado”, explicou. 

O diretor regional das comunidades dos Açores, José Andrade, ressaltou a importância histórica dos açorianos na formação de São Luís. “São Luís foi o primeiro contato dos Açores com o Brasil, foi a nossa porta de entrada da diáspora açoriana”, pontuou Andrade. Ele também destacou o papel de Simão Estácio da Silveira, um dos pioneiros da colonização portuguesa no Maranhão, que se tornou o primeiro presidente da Câmara de São Luís em 1619. “O Maranhão foi determinante como porta de entrada do movimento emigratório do povo açoriano. Os açorianos em geral, e em particular, Simão Estácio da Silveira, foram determinantes não apenas pelo povoamento, mas também pela organização cívica da cidade de São Luís”, complementou Andrade

O projeto da Praça dos Açores, que está sendo desenvolvido pela AGEM, será um espaço voltado à contemplação, ao turismo e ao lazer, com áreas dedicadas à história e à cultura açoriana. Além de Leônidas Araújo, participaram do encontro o diretor de engenharia da AGEM, Luiz Viana, e o arquiteto e urbanista Genival Caetano, ambos diretamente envolvidos no desenvolvimento do projeto.

O encontro contou, ainda, com a participação de secretários de Estado, incluindo Yuri Arruda (Cultura) e Helena Duailibe (Políticas para as Comunidades), além do historiador e coordenador estadual do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, Paulo Matos. Durante a reunião, Matos destacou novas possibilidades de cooperação, como a potencial criação de voos diretos entre Açores e São Luís, fortalecendo o intercâmbio turístico e cultural entre as duas regiões. “Hoje temos aqui a visita do representante do governo dos Açores discutindo, além das questões históricas e culturais, outras possibilidades de negócios. Entre elas, a possibilidade de voos entre os Açores e São Luís do Maranhão”, detalhou. 

A visita reforçou o compromisso da AGEM em promover o desenvolvimento de projetos que valorizem o patrimônio histórico e cultural do Maranhão, sempre em parceria com o Governo do Estado. “Agradecemos ao governador Carlos Brandão pelo incentivo a iniciativas como essa, que além de resgatar a história, contribuem para o turismo sustentável e a economia local”, finalizou.