Agência Executiva Metropolitana conclui segunda etapa de obras no Cais do Quebra Pote
A obras foram executadas para proporcionar aos moradores e visitantes um espaço seguro, acessível e bem planejado

O Governo do Estado, por meio da Agência Executiva Metropolitana (Agem), concluiu as obras da segunda etapa do Cais do Quebra Pote, localizado na zona rural de São Luís. Nesta fase, foram realizados serviços de requalificação da praça central, implantação de acessibilidade, área verde, estacionamento, bancos, letreiro “Quebra Pote”, monumento histórico, playground, iluminação em LED e a construção dos estaleiros seco e molhado.
O presidente da Agem, Leônidas Araújo, destacou que a intervenção transforma o Cais do Quebra Pote em um novo polo turístico e econômico, com potencial para gerar emprego e renda. “O Quebra Pote é uma área de múltipla utilidade. As novas alterações propostas pelo governador Carlos Brandão foram definidas após uma série de visitas técnicas e escutas à comunidade. Nosso trabalho tem como foco principal os moradores, que serão os maiores beneficiários da obra”, afirmou.
Leônidas também relembrou que, em fevereiro deste ano, na entrega da primeira etapa da obra, foram entregues a rampa de embarque e desembarque, a urbanização do entorno e diversos equipamentos para uso coletivo. “Executamos a pavimentação com blocos sextavados de concreto; instalamos iluminação pública com postes, lâmpadas de LED e refletores; construímos uma rampa com acessibilidade padrão para pessoas com deficiência (PCDs); fizemos pintura geral, instalação de lixeiras, arquibancada, contenção de talude em rip-rap, concretagem da contenção e guarda-corpo de madeira”, detalhou.
Morador da comunidade, o pescador Anderson Ribeiro relembra as condições precárias de trabalho antes das intervenções. “A gente tinha contato direto com a água e a lama. Essa era a nossa realidade. Com as obras executadas pela Agem, fomos contemplados com a rampa de embarque e desembarque e com os estaleiros, seco e molhado, que hoje nos dão muito mais dignidade”, ressaltou.
O presidente do Comitê Gestor do Cais do Quebra Pote, Albert Barbosa, também comemorou a entrega da segunda etapa e reconheceu a importância da iniciativa do Governo do Estado. “Esse projeto atende a um antigo desejo da comunidade, beneficiando o comércio local, o turismo e, especialmente, os pescadores. O espaço também ganhou paisagismo, uma praça com monumento histórico e playground para as crianças. É uma obra que valoriza nossa comunidade e traz muitos benefícios para todos”, afirmou.