Avenida Principal no Fumacê entra em fase final de obra
A Rua Zâmbia é uma das mais utilizadas pelos moradores do tradicional bairro Fumacê, na área Itaqui-Bacanga em São Luís. Há alguns anos, entretanto, vem apresentando problemas tanto decorrentes do tempo e vai-e-vem constante de veículos, quanto por canos estourados que provocavam o desgaste da pavimentação. Esses problemas, entretanto, estão sendo solucionados por uma obra que está sendo realizada no local, pelo Governo do Estado, por meio da Agência Executiva Metropolitana (AGEM).
Ao todo, os serviços incluem uma extensão de 105m x 8m, que vão da entrada, na Avenida dos Portugueses, até a subida inicial do Fumacê. “Trata-se de uma área de intenso fluxo, pois é uma via central. Daí a importância do trabalho que estamos fazendo”, destaca o presidente da AGEM, Leônidas Araújo.
Os serviços na Rua Zâmbia fazem parte das intervenções na área de mobilidade e acessibilidade que a AGEM vem realizando em diversos pontos de São Luís, para contribuir com a fluidez no trânsito para veículos e segurança para pedestres. “Em cada ponto que trabalhamos fazemos uma avaliação inicial para entender quais as demandas e de que maneira podemos resolver o problema apresentado”, diz Leônidas Araújo.
Ele conta que, no caso específico da Rua Zâmbia, além da necessária pavimentação, foi necessária a realização de uma drenagem, visto no local existir um olho d’água – formação natural que pode ocorrer em áreas onde existam córregos, rios, dentre outros. “Fizemos um trabalho que desviou essa nascente para seu curso natural. Foi um processo cuidadoso e difícil, mas obtivemos êxito”, revela o presidente da AGEM.
Esporte e Lazer
A Rua Zâmbia, além de funcionar como entrada principal para o Fumacê, é, ainda, a via localizada em frente ao Estádio Guioberto Alves, que passou por uma reforma realizada pelo Governo do Estado, por meio da AGEM.
Os serviços incluíram revitalização do gramado; instalação de tela de aço galvanizado nos alambrados ao redor do campo; pintura; implantação de postes e rede de nylon na parte posterior das traves. Também foi realizada a instalação de um sistema de irrigação, um dos focos principais da revitalização do Estádio, composto de um mecanismo por aspersão semiautomática, que facilita a rega da grama, na medida em que disponibiliza diversas saídas controladas de água em toda a extensão do campo.
Tanto o Guioberto Alves, quanto a Rua Zâmbia serão entregues no início de agosto.