Bacabeira e Santa Rita encerram primeira etapa dos Seminários Preparatórios
Ação do Governo do Estado, por meio da Agência Executiva Metropolitana, será levada, ainda, para cinco municípios metropolitanos
Saneamento básico, turismo e mobilidade urbana. Estes são os três eixos que estão norteando os debates realizados durante os Seminários Preparatórios, ação já realizada em oito municípios da Região Metropolitana da Grande São Luís e que antecede a II Conferência Metropolitana, que será realizada dias 14 e 15 de março.
Bacabeira e Santa Rita foram o sétimo e oitavo municípios a receberem o Seminário Preparatório, nos dias 5 e 6, respectivamente, evento que reuniu lideranças políticas e comunitárias, em torno de debates relacionados às temáticas apresentadas. Para nortear as discussões, foram exibidos vídeos abordando os três eixos, bem como foram feitas duas apresentações com especialistas nas áreas de planejamento urbano e gestão de resíduos sólidos.
O primeiro vídeo apresentado tratou sobre o papel da Agência Executiva Metropolitana (AGEM) no contexto do Governo do Estado. “Entendemos como fundamental esta apresentação, para que tanto poder público, quanto sociedade civil saibam quais as responsabilidades da AGEM e de quais formas podemos contribuir para avanços nos municípios metropolitanos”, justifica o presidente Leônidas Araújo.
O outro vídeo apresentado tratava, especificamente, dos eixos mobilidade urbana, turismo e saneamento básico, que auxiliaram no debate que foi feito em seguida. Para o secretário Municipal de Meio Ambiente de Bacabeira, Reginaldo Calvet, são três temáticas que norteiam diversas outras discussões no município. “O saneamento, a mobilidade e o turismo estão no foco de nossas ações, pois são campos amplos e que afetam toda nossa população”, afirmou.
Para ele, iniciativas como os Seminários Preparatórios são fundamentais, pois envolvem a sociedade civil. “Nós trabalhamos para nossa população, então, nada mais justo que trazer as pessoas para esses debates”, acrescentou.
O presidente da Associação de Moradores de Santa Quitéria, Carlos Magno Nunes, que no evento representou a sociedade civil de Bacabeira, reforçou o que disse o secretário Reginaldo Calvet. Para ele, a população faz parte de todo o processo, daí ser fundamental a participação ampla. “Colocar esses temas em debate é muito importante, para prestar esclarecimentos e gerar ideias da melhor forma possível. Mas só faz sentido se tiver envolvimento dos moradores”, destacou.
O representante da sociedade civil de Santa Rita, Luís Henrique Costa, presidente da Associação de Remanescentes Quilombolas de São Raimundo Nonato, destacou os debates gerados no Seminário como portas de entrada para o início da resolução de problemas que atingem as comunidades e para se pensar projetos que tragam benefícios. “Temos muitas carências, sobretudo nos campos da mobilidade e do saneamento básico. Mas, por outro lado, temos muito potencial turístico, que não está sendo aproveitado e que poderia contribuir para gerar renda para nossa população”, ressaltou.
A promotora de Justiça, Karine Guará, falou ser fundamental a participação nos Seminários Preparatórios, visto os eixos serem centrais nas ações desenvolvidas pelo Ministério Público. “Projetos de mobilidade urbana, saneamento básico e turismo podem atingir diretamente a população, gerando benefícios. Por essa razão, o MP busca atuar de forma permanente nestas áreas, buscando iniciativas efetivas e esperamos ampliar nosso escopo por meio deste Seminário Preparatório”.
Primeiro ciclo
Com os Seminários Preparatórios em Bacabeira e Santa Rita, a Agência Executiva Metropolitana encerra a primeira fase da ação. “Daremos uma pausa, devido ao período carnavalesco, quando iremos aproveitar para fazer uma avaliação do que já foi feito até aqui e nos prepararmos para os próximos municípios”, justificou Leônidas Araújo.
No dia 20, os Seminários Preparatórios serão retomados, iniciando por São José de Ribamar, e prosseguem em Presidente Juscelino, dia 22; Cachoeira Grande, dia 26; Raposa, dia 27 e São Luís, em 01 de março.