Comitiva do Governo do Estado visita Entreposto Pesqueiro em São Paulo
O objetivo é conhecer os processos que fazem parte da rotina diária de administração e comercialização do espaço
Durante dois dias (quinta, 22, e sexta, 23), o presidente da Agência Executiva Metropolitana (AGEM), Leônidas Araújo, e o adjunto da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Pesca (SAGRIMA), Raimundo Nonato Silva Júnior, coordenaram uma visita ao Entreposto Pesqueiro da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (CEAGESP). O complexo inclui uma rede de entrepostos, cujo processo de funcionamento se assemelha ao que que será adotado no Entreposto Pesqueiro que está sendo construído pelo Governo do Estado na área do Anel Viário.
Segundo Leônidas Araújo, a iniciativa possibilita que sejam visualizados processos comuns a entrepostos, que permitem o funcionamento adequado, tanto em nível administrativo, quanto comercial. “Conhecer a operacionalização de um complexo como este nos possibilitará um melhor aproveitamento do Entreposto que o Governo do Estado está construindo em São Luís, garantindo melhor organização e aproveitamento do espaço”, afirmou.
Inicialmente, a comitiva esteve no Entreposto de Pescado, que fica dentro da área do CEAGESP. No local, o gerente do Entreposto, Sandro Maronezi, explicou à comitiva com é o fluxo de entrada e saída dos pescados. A etapa de higienização foi detalhada pelo veterinário Leandro Martins. “Pudemos verificar que há um processo cuidadoso, que garante produtos de qualidade, o que é benéfico não apenas para os consumidores, mas, também, para os comerciantes, que garantem qualidade dos pescados”, ressaltou Leônidas Araújo.
A comitiva também participou de uma reunião que o gestor do Entreposto CEAGESP, coronel Ricardo Augusto Nascimento de Mello Araújo, realiza com todos os supervisores do complexo. “Tudo é devidamente planejado e executado com critério. Isso é importante para que o fluxo siga de acordo com o que está determinado e o Entreposto funcione adequadamente”, destacou o presidente da AGEM. “São aspectos de trabalho importantes e indispensáveis que estão sendo observados, para que se possa trabalhar nessa perspectiva quando o Entreposto de São Luís estiver em funcionamento”, completou.
Entreposto Pesqueiro de São Luís
O Entreposto Pesqueiro-Mercado de Mariscos está urbanizando a região onde se localiza atualmente o Mercado do Portinho. Terá, aproximadamente, 17.000,00m², sendo a maior parte de área coberta (cerca de 12.000m²) e, mais ou menos, 4.000m² de estacionamento. A obra irá beneficiar, diretamente, 116 feirantes, sendo 80 distribuidores; 12 beneficiadores; 10 hortaliceiros e 14 no ramo de lanchonetes.