Comunidade do Vinhais Velho é beneficiada com Estrada e Ponte

A obra foi realizada pelo Governo do Estado, por meio da Agência Executiva Metropolitana

Acessar fotos
17/11/2022

Intervenções há muito tempo demandadas pela população do Vinhais Velho e por quem transita por aquela área, a Estrada e Ponte do Vinhais Velho foram entregues nesta quinta-feira, 17, pelo governador Carlos Brandão, acompanhado do presidente da AGEM, Leônidas Araújo. A obra irá contribuir para aumentar a segurança de motoristas e pedestres, bem como contribuir para desobstruir o trânsito próximo ao elevado da Cohama.  

A Ponte do Vinhais Velho possui extensão de 15 metros, com largura de 12 metros, sendo 10 metros de via para veículos e três metros de passeio público (1,5m de cada lado), para facilitar a mobilidade de pedestres. Já a Estrada possui 624,6 metros de extensão. Além da pavimentação, a obra inclui calçadas com rampas de acessibilidade de 1,20 metros de largura, meio-fio e sarjetas. Em todo o trajeto foi realizado um cuidadoso serviço de drenagem.

Investimentos

Para Carlos Brandão, a Estrada e Ponte do Vinhais Velho atende a uma antiga demanda da população que reside no local e nas proximidades. “Trata-se de um bairro histórico, um dos mais antigos caminhos de São Luís e que continuava a ser central. Agora, com essa obra, ele se torna funcional e seguro para todos”, destacou.  

Antes da intervenção, o trajeto era feito por meio de uma ponte de madeira, que só permitia a passagem de pedestres. “Agora, o tráfego de veículos está sendo possibilitado”, enfatizou o governador, que afirmou, ainda, que obras semelhantes serão realizadas em outros pontos da capital. “Isso ajuda a reduzir o fluxo de veículos e evitar congestionamentos”, justificou.  

Leônidas Araújo, presidente da AGEM, destacou o compromisso do Governo do Estado com serviços de melhoria distribuídos por todo o Maranhão. “Em São Luís, por exemplo, estamos entregando obras em diversos bairros, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida da população, pois estamos levando saneamento básico, esporte e lazer, dentre outros benefícios”.  

Weydman Noleto, morador do bairro há mais de 40 anos, fez questão de destacar que a Estrada sempre foi uma reivindicação da população local. “Buscamos sempre por isso e estamos vendo um sonho se materializar. Agora, temos uma ponte também, que dá ainda mais tranquilidade para quem mora aqui”.  

Mobilidade

Os motoristas que estiverem na Jerônimo de Albuquerque, no sentido Curva do 90/Elevado da Cohama, e quiserem fugir dos congestionamentos, podem encurtar caminho entrando na Rua Rio Anil (ao lado do Espetão), de onde terão acesso à Estrada do Vinhais Velho em direção à Daniel de La Touche, nas proximidades do Shopping da Ilha. Quem está vindo da Cohama seguindo para o Shopping da Ilha e deseja retornar para o Vinhais, também pode se beneficiar da Estrada do Vinhais. Neste caso, o acesso se dá na primeira rua à direita, após o Lusitana Mall.