Em workshop, especialista debate planejamento urbano de São Luís

Ação foi promovida pela AGEM e destinada ao corpo de arquitetos e engenheiros do órgão

Acessar fotos
11/10/2023

Ampliar o escopo de conhecimentos técnicos dos engenheiros e arquitetos, a respeito de planejamento urbano, possibilitando o desenvolvimento de projetos e ações mais engajados com as necessidades dos municípios da Região Metropolitana da Grande São Luís. Este foi o objetivo central do I Workshop de Planejamento Urbano, realizado pela Agência Executiva Metropolitana (AGEM), nesta sexta-feira, 6.  

O workshop foi ministrado pelo mestre em Desenvolvimento Urbano Regional, José Marcelo do Espírito Santo, especialista em Gestão de Cidades e professor do Departamento de Artes Visuais da Universidade Federal do Maranhão, além de membro do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão (IHGM). Na ocasião, foram enfocadas as diversas fases de crescimento de São Luís e as leis e projetos que trataram sobre planejamento urbano da capital.  

De acordo com o presidente da AGEM, Leônidas Araújo, o planejamento urbano é uma ferramenta fundamental ao desenvolvimento das cidades. “Por conta disso, a AGEM tem se empenhado em desenvolver ações iniciais que possam contribuir com a Região Metropolitana da Grande São Luís”, destacou, referindo-se aos municípios de Alcântara; São José de Ribamar; Paço do Lumiar; Raposa; Bacabeira; Rosário; Axixá; Icatu; Morros; Cachoeira Grande; Presidente Juscelino e Santa Rita, além de São Luís.  

Tópicos como Plano Diretor, Lei de Zoneamento, Plano Rodoviário, Código de Obras, Ocupação do Solo Urbano, dentre outros foram apresentados e debatidos entre os presentes. “Muitos têm a ideia de que São Luís ´nasceu´ sem nenhum tipo de planejamento ou que nunca possuiu nenhum tipo de ação de ordenamento urbano, o que é incorreto. Tivemos planos nesse sentido, mas muitos não foram adequados ou não avançaram de acordo com a real necessidade”, afirmou.  

O especialista destacou que São Luís vem em crescimento populacional contínuo desde sua fundação e a tendência é continuar crescendo. “Daí a importância por um planejamento urbano que acompanhe esse processo, pois existem soluções possíveis de equilíbrio”, destacou José Marcelo.  

Apesar dos entraves enfrentados ao longo dos anos, José Marcelo do Espírito Santo que essa discussão seja mantida e considere a realidade. “Um planejamento urbano adequado engloba concepções, planos e programas de gestão de políticas públicas. Logo, desenvolver um que seja adequado significa considerar ações que unem intervenções no espaço urbano e o atendimento às necessidades da população”, completou.  

Aprimoramento

De acordo com o presidente, Leônidas Araújo, trabalhar no desenvolvimento de projetos que colaborem com o planejamento urbano é um dos papeis da AGEM, que atua nos 13 municípios da Região Metropolitana da Grande São Luís. “É indispensável que engenheiros e arquitetos estejam totalmente inteirados sobre os processos que envolvem planejamento urbano. Eles devem se entender como profissionais protagonistas nesse processo”, justificou.