Governo realiza entrega de obras no Fumacê e Cohatrac

Acessar fotos
9/08/2022

Autoridades políticas, lideranças comunitárias e diversos moradores participaram na tarde desta segunda-feira das entregas de três intervenções realizadas pelo Governo do Estado, por meio da Agência Executiva Metropolitana (AGEM). Trata-se do Estádio Guioberto Alves e Rua Zâmbia (Rua Principal), no Fumacê e da Praça da Amizade, no Cohatrac III.

A primeira agenda foi no bairro Fumacê, onde o secretário-chefe da Casa Civil, Sebastião Madeira – representando o governador Carlos Brandão -, acompanhado pelo presidente da AGEM, Leônidas Araújo; secretários Paulo Casé e Lívio Corrêa, da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social (SEDES); o secretário de Articulação Política, Rubens Pereira, além de lideranças comunitárias, como o presidente do Departamento de Desporto do Anjo da Guarda, Airton Azevedo Sousa, realizaram as entregas da Rua Zâmbia e do Estádio Guioberto Alves.

Do Fumacê, a comitiva seguiu para o Cohatrac III, onde foi feita a inauguração da Praça da Amizade. No bairro uniram-se à ex-jogadora de basquete e atual membro do Comitê Olímpico do Brasil (COB), Iziane Castro, e a vereadores locais, como Silvana Noely, que, juntamente ao deputado Pedro Lucas Fernandes, organizou a solicitação pela construção da Praça.  

Benefícios

Sebastião Madeira fez questão de destacar que essas três intervenções fazem parte das diversas obras realizadas pelo Governo do Estado em todas as cidades do Maranhão. “Trabalhamos na perspectiva municipalista, ou seja, em parceria com todas as prefeituras e isso tem possibilitado levar desenvolvimento, dignidade e qualidade de vida a todos os cantos do nosso estado”. Madeira enfatizou, ainda, o papel dos líderes comunitários. “São figuras centrais, pois nos ajudam a detectar as demandas de bairros, como ocorreu aqui, no Fumacê”.

Leônidas Araújo, por sua vez, destacou o que vem sendo feito pelo Governo do Estado. “Estamos acompanhando nos últimos sete anos, uma transformação muito positiva da realidade do Maranhão e entendemos que nosso papel é justamente esse, trabalhar diariamente em prol da população, buscando melhorias diárias por meio de pequenas e grandes obras e projetos”.

Demandas

O presidente do Departamento de Desporto do Anjo da Guarda, Airton Azevedo Sousa, fez questão de ressaltar o tempo de espera pela reforma da Rua Zâmbia. “Aguardamos essa obra por quase 45 anos. Antes eram feitas apenas reformas pontuais, que não resolviam o problema de forma definitiva”, revelou. Sobre o Guioberto Alves, Airton lembrou a importância que o local tem para o esporte. “É um dos mais solicitados para partidas profissionais e amadoras, mas há tempos não estava adequado. Com essa reforma, não apenas estamos recebendo de volta nosso campo, como podemos afirmar que ele está ainda melhor que antes”.  

O esporte também foi destaque na inauguração da Praça da Amizade, no Cohatrac III. Lá, a ex-jogadora Iziane Castro, convidada para fazer a entrega da meia-quadra de basquete, enfatizou a necessidade de mais espaços para práticas desportivas. “É fundamental que se entenda que o esporte tem um grande poder sobre a juventude, no sentido de tirar jovens das ruas e de situações que podem levar à marginalidade. Além disso, devemos sempre levar em conta que atividades físicas contribuem para uma vida saudável, do ponto de vista físico e emocional”.  

Perspectivas

Segundo a vereadora Silvana Noely, a Praça da Amizade, além de contribuir para práticas de esporte, também será fundamental para futuros projetos na comunidade. “Teremos aulas de capoeira, balé, violino e diversos outros cursos, pois entendemos que são atividades que devem ser democratizadas e que irão mudar a realidade da nossa população”, afirmou.  

Reformas

No Guioberto Alves, os serviços incluíram revitalização do gramado; instalação de tela de aço galvanizado nos alambrados ao redor do campo; pintura; implantação de postes e rede de nylon na parte posterior das traves, além de instalação de um sistema de irrigação, um mecanismo por aspersão semiautomática, que disponibiliza diversas saídas controladas de água em toda a extensão do campo.  

Na Rua Zâmbia (Avenida Principal), a obra abrangeu uma extensão de 105m x 8m, que vai da entrada, na Avenida dos Portugueses, até a subida inicial do Fumacê. Além da necessária pavimentação, foi feita uma drenagem, visto no local existir um olho d’água – formação natural que pode ocorrer em áreas onde existam córregos, rios, dentre outros.

Já a Praça da Amizade, construída nas proximidades da Trizidela, possui uma área de 2.806,61m² e inclui campo de areia, palco com rampa, arquibancada, meia-quadra de basquete, área de vivência e espaços com grama e vegetação. Todo o espaço inclui vias que garantem total acessibilidade, com rampas.