Iniciados serviços de revitalização do Porto do Quebra Pote
Em breve, moradores do Quebra Pote, localizado na zona rural de São Luís, poderão executar com maior segurança as atividades pesqueiras que fazem parte da rotina econômica da comunidade. Isso porque o Governo do Estado, por meio da Agência Executiva Metropolitana (AGEM), está realizando uma intervenção que irá resultar na revitalização do Porto do Quebra Pote e da área do entorno.
Os serviços estão em fase inicial, o que corresponde ao lançamento e espalhamento das pedras graníticas (pedras rachão), que darão base para a revitalização do Porto. Em seguida, será feita uma estrutura que irá funcionar como dique de atracamento, bem como a via de rolamento sobre a crista desse dique. “As etapas posteriores seguem o que está estabelecido no projeto”, explica o engenheiro civil, Germano Arruda, diretor do Departamento de Programas e Projetos.
A obra, localizada na Avenida Principal do Quebra Pote, inclui a urbanização da região do atual Porto, correspondente a 1.402,64m², onde estão incluídos setor de circulação; áreas verdes; rampa de acesso para os barcos, além de estrutura de contenção. O projeto também contempla a construção de uma rampa, de 50m x 5m.
Demanda
Os moradores do Quebra Pote têm na agricultura familiar e na pesca no Rio Tibiri suas principais atividades econômicas. A falta de infraestrutura adequada, entretanto, limita a acessibilidade e, em algumas situações, pode gerar riscos. “Com a obra, o Governo do Estado possibilita que essas práticas sejam executadas de forma mais proveitosa, no sentido econômico, e também com mais segurança”, destaca o presidente da AGEM, Leônidas Araújo.