Parque da Juçara Rosa Mochel recebe mais de 4 mil pessoas no “Recorda Maracanã”
O espaço vai contemplar outros eventos e ações durante todo o ano para a população local e servir como atrativo turístico para quem frequenta o Parque
Conhecida por trazer em suas batidas a sonoridade e a ancestralidade do reggae roots, a festa “Recorda Maracanã” aconteceu nesse sábado, (19), no Parque da Juçara Rosa Mochel. Com 12 anos de existência, o evento foi marcado por forte esquema de segurança, apoio do Governo do Estadual, por meio da Agência Executiva Metropolitana (AGEM), para realização.
Além do atrativo cultural, o “Recorda Maracanã” também funciona como uma estratégia para incremento da renda dos comerciantes locais e, nesta edição, possibilitou a participação dos permissionários das barracas do Parque da Juçara, que puderam comercializar alimentos e itens de artesanato.
Segundo Fabiana Marques, que faz parte da Associação dos Amigos do Parque da Juçara, o porte do evento e a variedade culinária foram essenciais para possibilitar incremento na renda dos comerciantes da região. “Além do artesanato, as nossas comidas típicas, sobretudo o peixe frito, torta de camarão, sururu e churrasquinho, são bastante procurados por visitantes”, pontuou.
Ao todo, o evento “Recorda Maracanã”, recebeu cerca de 4 mil pessoas distribuídas em toda a extensão do Parque e as 23 barracas dos permissionários foram alocadas em torno do espaço com a venda de comidas. Vale lembrar que o Parque da Juçara Rosa Mochel está implementando um conjunto de atividades que será desenvolvido durante todo o ano e o “Recorda Maracanã” figura como uma das festas deste calendário.
O presidente da AGEM, Leônidas Araújo, chamou a atenção para a diversidade de público que esteve presente na festa, inclusive pessoas de outros estados e de outros municípios, sobretudo da Baixada Maranhense. “É dessa forma que a gente consegue potencializar o Parque com turismo e cultura, afinal, o reggae está na veia do maranhense”, afirmou.
Segurança garantida
O controle de segurança no Parque da Juçara Rosa Mochel ficou sob o comando do Tenente Coronel QOPM, Flávio Leite Bayma. Segundo ele, 25 policiais, além de quatro viaturas, fizeram o monitoramento no entorno do local, em um esquema estruturado de duas formas. “Para isso, contamos com apoio do policiamento de uma empresa privada, que faz parte da organização do ‘Recorda Maracanã’, e dos nossos policiais, que atuaram em três modalidades de patrulhamento na região: policiamento de viatura e com suporte dos policiais com motocicletas”, explicou.
Versatilidade e lucro
Para o presidente da Agência Executiva Metropolitana, Leônidas Araújo, o Parque da Juçara Rosa Mochel possui potencialidades turísticas favoráveis para atrair turistas e a população local durante todo o ano. Ele salienta que este aspecto, desde muitos anos, vem sendo percebido pelo governador Carlos Brandão, que determinou à AGEM a elaboração de projetos que garantissem maior e permanente aproveitamento do espaço. “Nossos trabalhos atuam em duas frentes, que é a de elaborar as ações, contribuindo para a organização e execução, e aproveitar as que já são realizadas, de forma a colaborar no desenvolvimento de maneira mais organizada e sempre buscando a participação dos permissionários das barracas”, ressaltou. “Nossa ideia é que sejam realizados eventos do porte do ‘Recorda Maranhão’ de forma periódica, pois eventos desse porte geram visibilidade para o Parque, ao mesmo tempo que permitem geração de lucros para os comerciantes e lazer cultural para visitantes”, acrescentou Leônidas Araújo.