Parque no Maracanã está quase pronto para a Festa da Juçara

Acessar fotos
7/10/2022

Entre os meses de outubro e novembro, acontece no Maracanã um dos mais tradicionais eventos do Maranhão, a Festa da Juçara. Ausente da programação maranhense por dois anos devido à pandemia de COVID-19, a festividade será realizada em um espaço totalmente requalificado pelo Governo do Estado, por meio da Agência Executiva Metropolitana (AGEM).

A obra está na segunda etapa de serviços, que inclui reforma e construção de calçadas; banheiros e pavimentação com piso em concreto com acessibilidade. O espaço lateral, que foi utilizado como estacionamento durante as festas juninas deste ano, será transformado em playground, com área de passeio com acessibilidade, construção de palco e iluminação adequada. “Para a realização da Festa da Juçara, serão instaladas barracas temporárias nessa área”, revela o presidente da AGEM, Leônidas Araújo.  

Além disso, seis quiosques não incluídos na primeira etapa estão sendo totalmente revitalizados, com troca completa do telhado (estrutura de madeira e telhas), bem como novas instalações elétrica e hidráulica. Ao todo, a obra engloba uma área de 14,276m².

Segundo Leônidas Araújo, a ideia do projeto em execução é seguir as características da área, considerando-se a utilização dos espaços, mas, também, modernizar as instalações. “Como Governo do Estado, entendemos ser fundamental propiciar a manutenção das atividades realizadas aqui, de maneira segura, confortável para que possam gerar lazer a visitantes e renda a moradores e comerciantes. Isso tudo foi considerado na elaboração do projeto e na execução dos serviços”, afirma.  

Serviços iniciais

A primeira etapa da obra foi realizada para que o Parque pudesse abrigar a programação do São João do Maranhão. Para isso, foram feitas drenagem; reforma de 21 barracas; pavimentação com brita; adaptação de área para estacionamento; reforma de palco; iluminação e sinalização.