Presidente Juscelino recebe Seminário Preparatório Metropolitano

Acessar fotos
23/02/2024

Nesta quinta-feira, 22, o Governo do Estado, por meio da Agência Executiva Metropolitana (AGEM), realizou o Seminário Preparatório em Presidente Juscelino. A ação aconteceu com presença do presidente da AGEM, Leônidas Araújo, e do prefeito Pedro Paulo Cantanheide Lemos, além de outros representantes do poder público e da sociedade civil.  

Conforme vem ocorrendo nos demais municípios da Região Metropolitana da Grande São Luís (RMGSL), o Seminário Preparatório em Presidente Juscelino focou nos debates em torno dos eixos saneamento básico, turismo e mobilidade urbana. Para nortear as discussões, foram exibidos vídeos abordando os três eixos, bem como foram feitas duas apresentações com especialistas nas áreas de planejamento urbano e gestão de resíduos sólidos.  

Após as falas iniciais, que fizeram a abertura do Seminário, foi apresentado o primeiro vídeo, que tratou sobre o papel da Agência Executiva Metropolitana no contexto do Governo do Estado. “A AGEM foi criada para trabalhar pela Região Metropolitana. Então, é fundamental que os prefeitos e população conheçam o nosso papel e as formas como podemos trabalhar em prol dos municípios, de forma a colaborar para o avanço socioeconômico da Região”, justificou o presidente Leônidas Araújo.  

O segundo vídeo tratava dos eixos mobilidade urbana, turismo e saneamento básico. Juntamente com as palestras sobre o Plano Diretor de Desenvolvimento integrado (PDDI) e sobre gestão de resíduos sólidos, auxiliaram no debate realizado pelos representantes da sociedade civil, divididos em grupos de acordo com os eixos saneamento básico, turismo e mobilidade urbana.  

Para finalizar o Seminário Preparatório, foram apresentadas as necessidades apontadas por cada grupo, de acordo com cada eixo, bem como foi feita a escolha dos delegados que irão representar Presidente Juscelino na II Conferência Metropolitana da Grande São Luís.  

Debater e avançar

O prefeito Pedro Paulo Cantanheide Lemos destacou que o Seminário Preparatório se configura como mais uma estratégia de parceria com o Governo do Estado. “Temos conseguido avanços para nossa cidade e garantindo benefícios para a população por meio de projetos que só estão sendo possíveis devido à união de esforços entre os governos estadual e municipal. Sabemos que podemos contar com esse apoio”, declarou.  

Getúlio Lisboa, diretor de Planejamento do Consórcio Público Intermunicipal das Mesorregiões Norte e Leste Maranhense (Conleste), também enfatizou a importância das parcerias institucionais para o desenvolvimento de todos os municípios da Região Metropolitana. “Temos acompanhado com satisfação as melhorias pelas quais Presidente Juscelino está passando com a atual gestão e sabemos que se pode avançar ainda mais, desde que seja mantida e ampliada essa parceria com o Governo do Estado”.  

Para o pastor Isaias Silva, Presidente Juscelino tem amplo potencial turístico e o Seminário Preparatório abre a possibilidade de se debater este assunto e fazer com que as demandas necessárias para o aproveitamento adequado dos recursos naturais da cidade cheguem ao Governo do Estado. “E, assim, possamos ter benefícios econômicos e sociais, para toda nossa população”, acrescentou.    

Encerramento

Na próxima segunda-feira, 26, o Seminário Preparatório será realizado na cidade de Cachoeira Grande, seguindo para Raposa na terça-feira (27). A ação será encerada em São Luís na sexta-feira (01/03). A próxima etapa é a realização da II Conferência Metropolitana da Grande São Luís, nos dias 14 e 15 de março, em São Luís.