Projeto de píer para Bacia do Bacanga é apresentado pelo Governo do Estado

Atualmente a área é uma das mais utilizadas apesar de não possuir infraestrutura adequada

Acessar fotos
31/03/2022

Localizada no noroeste da Ilha de São Luís e com, aproximadamente, 110 km², a Bacia do Bacanga é uma das mais importantes de todo o Maranhão. É nela que se localizam a Área Ambiental do Maracanã e o Parque Estadual do Bacanga e por onde se deslocam, diariamente, dezenas de canoas com pescadores, turistas, moradores dos arredores e pesquisadores, utilizando a atual estrutura do Porto Cultural, localizado na área do bairro Sá Viana.  

Diante de tamanha importância, o Governo do Estado, por meio da Agência Executiva Metropolitana (AGEM), elaborou um projeto que visa construir um no local que, atualmente, já funciona para embarque e desembarque. A apresentação da concepção de projeto foi feita por uma equipe técnica da AGEM, sob a coordenação do presidente do órgão, Lívio Jonas Mendonça Corrêa, e contou com a participação de lideranças comunitárias do Bacanga, membros da Associação Comunitária Itaqui-Bacanga (ACIB) e o atual gestor do Estaleiro-Escola, Luiz Francisco Duboc Andrés.  

De acordo com Lívio Corrêa, a concepção de projeto levou em consideração tanto a funcionalidade, quanto as possibilidades apresentadas pelo espaço. Segundo ele, hoje, moradores, pescadores, pesquisadores e turistas utilizam as pequenas embarcações que fazem o transporte pela Bacia do Bacanga saindo do Porto Cultural. “São pessoas que vão a diversos pontos, como Sítio do Físico, Sítio Piranhenga, dentre outros, tanto para passeios, quanto para estudos. O píer, então, disponibilizará um espaço de espera, chegada e partida mais seguro e confortável”, revela.

Para Domingos Viegas, membro da ACIB, o Píer possibilitará, também, que sejam desenvolvidos projetos na Bacia do Bacanga, que irão beneficiar, diretamente, todos os moradores da região. “Temos a intenção de desenvolver ações ambientais de coleta desses materiais que hoje são apenas sujeira, para reutilizar, o que irá, também, promover a limpeza de nosso espaço”.

Sobre projetos, inclusive, Luiz Francisco Duboc Andrés, fez a apresentação das ações desenvolvidas pelo Estaleiro-Escola, que inclui pesquisas sobre as diversas embarcações que existem no Maranhão. “E com uma infraestrutura adequada, com a de píer, poderemos desenvolver mais projetos e levar para mais pessoas”, afirmou.  

Projeto

O Píer do Porto Cultural terá uma área total de 1.375,18 m² e os serviços incluirão execução de novo piso; iluminação adequada; bancos; pergolados; guarda-corpo, além do píer coberto.