Projeto do Governo do Estado gera aumento nos lucros para catadores

Acessar fotos
27/06/2023

Auxiliar no incremento da geração de renda de trabalhadores de cooperativas e associações de catadores de materiais recicláveis e conscientizar sobre a importância da preservação do meio ambiente por meio da reciclagem. Estes são os objetivos principais do Recicla, Siô!, projeto do Governo do Estado - idealizado pela Agência Executiva Metropolitana (AGEM) – que está sendo desenvolvido em arraiais de São Luís.

Com 15 dias de execução, o projeto vem registrando aumentos significativos na quantidade de material coletado pelos catadores das cooperativas, que são distribuídos nos arraiais do IPEM, Ceprama e Praça da Fé. “Buscamos espaços estratégicos e com bastante movimento, levando em consideração a logística e o suporte necessário, como fornecimento de alimentação e transporte de ida e volta, bem como a coleta de todo o material em um caminhão”, revela o presidente da AGEM, Leônidas Araújo.

Em se tratando de suporte, o Recicla, Siô! conta, ainda, com técnicos da AGEM e da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (SEMA), que atuam como coordenadores dos trabalhos. “Nós contribuímos com a organização de todo o processo, de forma a garantir o fluxo necessário e atingir os resultados estabelecidos, com segurança para todos”, explica a advogada Elizabeth Oliveira, diretora ASG da AGEM e coordenadora do Projeto.

Incremento

Ao todo, seis cooperativas/associações participam do Recicla, Siô!, a saber, Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de São José de Ribamar (ASCAM), Associação de Catadores de Materiais Recicláveis da Cidade Operária/Cidade Olímpica (ASCAMARCO), Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de Paço do Lumiar (COOPCARE), Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis D’Ouro (COOPEROURO), Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de São Luís (COOPRESL) e Cooperativa de Trabalhadores de Resíduos Sólidos do Maranhão (COORESOMA).

Para que o funcionamento resulte em benefícios para todos, foi adotada a estratégia de revezamento, com uma cooperativa em cada arraial. “Elaboramos um cronograma, de forma que todos terão, proporcionalmente, a mesma oportunidade de trabalho”, afirma Elizabeth Oliveira.

Com essa metodologia, os cooperados estão conseguindo incrementar o volume diário de material coletado. Segundo a presidente da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de São José de Ribamar (ASCAM), Deusiane Sousa dos Santos, nos dias em que os cooperados estiveram em campo, foi possível alcançar o equivalente a 1,5 toneladas de material, incluindo garrafas pet, papel-filme, papelão, latinhas e copos descartáveis. “O Recicla, Siô! tem trazido muita visibilidade para nossas ações e mostrando a importância do que fazemos e isso vai ajudar a avançar no processo de reconhecimento do nosso trabalho”, comemora.

Continuidade

O Recicla Siô! é um desdobramento de um projeto que foi desenvolvido no período de Carnaval pela AGEM, o Abram Alas para o Carnaval Sustentável!, tendo sido ampliado para essa edição de São João, para a qual conta com parcerias da Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP), o Fórum Estadual de Educação Ambiental, Secretaria de Estado da Cultura (SECMA), Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (SEDES), além da Secretaria de Estado da Gestão, Patrimônio e Assistência dos Servidores (SEGEP) e SEMA.