Seminário Preparatório reúne sociedade civil e política em Morros
O segundo dia dos Seminários Preparatórios para a Conferência Metropolitana, nesta quarta-feira (24), foi encerrado com um saldo de cerca de 100 participantes, entre sociedade civil e políticos de Morros, na Região do Munim. O evento é promovido pelo Governo do Estado, por meio da Agência Executiva Metropolitana (AGEM), e será realizado nos 13 municípios da Região Metropolitana da Grade São Luís.
O evento foi iniciado com a apresentação institucional da AGEM, seguido da exposição de vídeos tratando sobre os eixos saneamento básico, turismo e mobilidade urbana, escolhidos para nortear os Seminários Preparatórios. “Planejamos está ação para que funcione como uma estratégia de participação popular no debate sobre questões que envolvem o dia a dia das cidades, de forma a gerar possíveis soluções para problemas em comum e que possam contribuir para o desenvolvimento metropolitano”, disse o presidente da Agência Executiva Metropolitana, Leônidas Araújo, na abertura do Seminário.
Após as exposições em vídeo, o engenheiro civil e sanitarista, Pedro Aurélio Carneiro, tratou sobre a gestão de resíduos sólidos, projeto que vem sendo implementado por meio da AGEM em 10 dos 13 municípios da Região Metropolitana da Grande São Luís. “Por meio deste projeto, os resíduos sólidos urbanos têm destinação final no Aterro Sanitário Titara, em Rosário, garantindo que os lixões sejam erradicados”, destacou Pedro Aurélio, reforçando o que determina a Lei nº 14.026/2020, que coloca prazo final para essa erradicação.
O Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado (PDDI) foi objeto da exposição seguinte, feita por Bruno Silva, chefe do Departamento de Estudos Ambientais e Recursos Naturais do Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (IMESC). Ele tratou da importância do Plano como norteador na elaboração de políticas públicas. “As informações que estão resultando do levantamento feito para elaboração do diagnóstico do PDDI irão auxiliar no desenvolvimento social, econômico, o desenvolvimento ambiental sustentável de toda essa região. Daí, trabalhar esses dados durante os Seminários é de suma importância”, justificou.
Planejamento
De acordo com o prefeito de Morros, Milton Sousa, a Prefeitura tem implementado políticas públicas para o desenvolvimento socioeconômico do município, mas há diversos desafios a serem superados. “Nós estamos sempre em busca de soluções inteligentes que possam resultar em benefícios para nossa cidade e discutir os eixos de mobilidade urbana, turismo e saneamento básico é fundamental para avançarmos. Todos ganhamos quando nos unimos para debater e pensarmos juntos, como está sendo possibilitado com os Seminários Preparatórios”, afirmou.
O próximo Seminário Participativo será realizado em Paço do Lumiar, nesta sexta-feira, 26. A ação prossegue até o dia primeiro de março, data em que será realizado em São Luís.