AGEM firma parceria com Uema para fortalecer a sustentabilidade com a Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P)
Parceria entre AGEM e Uema impulsiona práticas sustentáveis na administração pública, promovendo a gestão ambiental e o uso consciente de recursos em benefício do Maranhão.

A Agência Executiva Metropolitana (AGEM) firmou uma parceria estratégica com a Universidade Estadual do Maranhão (Uema) para implementar a Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), ampliando seu compromisso com a sustentabilidade e consolidando uma gestão ambiental responsável. Essa cooperação visa não apenas ao fortalecimento das práticas sustentáveis já adotadas pela AGEM, mas também ao desenvolvimento de novas ações que integram o uso consciente de recursos, a gestão de resíduos e a conscientização dos servidores.
Sob a liderança do presidente da Agem, Leônidas Araújo, e com o apoio técnico da Superintendência de Gestão Ambiental (AGA) da Uema, chefiada pela Profa. Dra. Andréa Araújo do Carmo, o projeto terá a colaboração de diversos setores da AGEM, incluindo a participação da arquiteta e urbanista Daniela Pimentel, membro do Comitê da A3P. “A Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) é um programa do Ministério do Meio Ambiente que incentiva os órgãos públicos a adotarem práticas de sustentabilidade. A ideia é que, ao seguirem essas diretrizes, os órgãos protejam o meio ambiente e reduzam seus custos operacionais,” explica. Segundo Daniela, o acordo com a Uema acelera esse processo, possibilitando uma orientação técnica e capacitação que vão fortalecer a adoção das práticas sustentáveis na AGEM.
A AGEM já adota medidas, como a substituição de copos plásticos por copos individuais feitos de material reciclável e a instalação de caixas de reciclagem em todas as salas. Agora, com o suporte técnico e a experiência da Uema, essas práticas se expandem para um planejamento de gestão socioambiental ainda mais abrangente, que beneficiará toda a população.
A Profa. Dra. Andréa Araújo do Carmo (AGA/Uema) também compartilhou seu entusiasmo em contribuir com a iniciativa. “A Uema tem desenvolvido sua Agenda Ambiental na Administração Pública desde 2015. Essa atividade tem sido conduzida pela assessoria de gestão ambiental, hoje Superintendência de Gestão Ambiental, um setor estratégico de planejamento na nossa gestão ambiental. A experiência acumulada ao longo desses anos nos permite colaborar com entes públicos como a Agência Metropolitana. Nesse sentido, o planejamento já iniciado pelos técnicos da AGEM contará com um facilitador a mais, e a Uema, como parceira interinstitucional, soma esforços nesse processo de construção. Acreditamos que quem ganha com isso é o Maranhão, o território e a sociedade. Esse planejamento estratégico estruturado da gestão ambiental é de extrema importância, e parabenizo a iniciativa, o cuidado da equipe e a liderança do presidente Leônidas. Estamos juntos e felizes em contribuir,” declarou.
O presidente da AGEM, Leônidas Araújo, reforçou a importância dessa parceria para a consolidação de uma gestão ambiental mais sustentável. “A parceria com a Uema é um marco para a AGEM e para o Estado do Maranhão. Essa união de forças traz um conhecimento técnico que vai aprimorar nossas ações e fortalecer a A3P em nossa gestão. Estamos muito confiantes de que, com o apoio da Uema e o envolvimento de nossos servidores, poderemos criar um ambiente de trabalho mais responsável e alinhado aos princípios de sustentabilidade,” destacou Leônidas.
Agendas Futuras
O comitê gestor da A3P na AGEM, instituído anteriormente, agora ganha uma nova dinâmica com a participação da Uema, que irá realizar atividades de capacitação e sensibilização dos servidores. Já estão marcadas para as próximas semanas iniciativas importantes, como uma palestra sobre preservação ambiental, agendada para o dia 13 de novembro.
O presidente Leônidas Araújo agradece ao governador Carlos Brandão pelo apoio e incentivo a projetos de preservação e cuidado com o meio ambiente. “O governador Brandão tem sido um parceiro fundamental para a promoção de políticas ambientais no Maranhão. Essa parceria com a Uema é fruto de uma gestão que valoriza a sustentabilidade e acredita na construção de um Maranhão mais verde,” completou ele.